Olá.
Quem acompanhou o post anterior (aonde comentei como a escrita de código acaba ficando ordens de grandeza mais simples utilizando os nossos assistentes de “IA” como chat gpt e afins, como isso afeta o dia-a-dia do programador e como eu passei a enxergar as entrevistas técnicas que aplico), sabe que a minha opinião é de que nunca escrevemos código por escrever, estamos sempre resolvendo problemas. E a habilidade HUMANA de solução de problemas jamais será alvo de uma “inteligência” (com muitas aspas aqui) artificial.
À propósito aqui o link: https://otaviolarrosa.com/2024/11/11/inteligencia-artificial-recrutamento-e-receitas-de-vagas/
Desde sempre eu digo que programação é uma coisa que deveria ser ensinada no colegial dada a capacidade que ela tem de formar pessoas que pensam em como resolver diversos problemas de característica lógica, portanto recentemente tomei a decisão de criar um roadmap de algoritmos e estruturas de dados com dois propósitos:
- À fim de estar atualizado com a habilidade que eu acredito que não será substituída(ou automatizada, se preferir) e também de garantir que meu raciocínio esteja afiado para que eu consiga aprender novos conceitos na velocidade que o mercado já está nos exigindo.
- Ajudar quem está se preparando para processos seletivos.
Tomei por decisão documentar aqui o meu progresso. Tudo o que aprendi e os conceitos que vou estudando(ou relembrando das aulas do saudoso professor Willian Fressati na minha época da faculdade).
Pois bem, dado essa necessidade achei por bem começar por onde se deve começar: O COMEÇO.
Comecei relembrando estruturas de dados básicas como arrays, listas encadeadas, filas, pilhas e hash tables.
Para quem quiser entender um pouquinho mais sobre esses itens, sugiro que sigam os próximos posts, aonde vou criar uma lista duplamente encadeada de posts(risos), para que sirva de guia para o Otávio do futuro, e para quem chegar nesse post no futuro.
E como toda lista, esse fica sendo o post 0;
[]’s
Otávio.
Item Anterior: NULL
Próximo item: